Fundada em 1780
Farmácia Laboratório Ortopedia Perfumaria Museu
SERVIÇOS » DETERMINAÇÃO HEMOGLOBINA
» voltar atrás
A hemoglobina é uma metaloproteína que contém ferro. Encontra-se presente nos glóbulos vermelhos (eritrócitos) e permite o transporte de oxigénio pelo sistema circulatório.



A hemoglobina é um tetrâmero constituído por duas cadeias α (141 aminoácidos) e duas cadeias β (146 aminoácidos), encontrando-se ligado a cada uma das cadeias, um grupo heme. Este grupo heme é constituído por uma parte orgânica (protoporfirina) e por um átomo de ferro. O átomo de ferro pode estar no estado de oxidação ferroso (+2) ou férrico (+3), mas somente o ferro +2 se pode ligar ao oxigénio.
A hemoglobina transporta H+ e CO2, para além do O2. É uma proteína alostérica, pois a ligação e a libertação do O2 é regulada por mudanças na sua estrutura provocadas pela própria ligação do O2 ao grupo heme. Este efeito é expresso de três maneiras:

1. O O2 liga-se cooperativamente à hemoglobina, ou seja, a ligação de uma molécula de O2 à hemoglobina promove a ligação de mais à mesma molécula de hemoglobina.
2. A afinidade da hemoglobina para o O2 depende do pH e do CO2. Tanto o H+ como o CO2 promovem a libertação do O2 ligado. Reciprocamente o O2 promove a libertação de H+ e CO2.
3. A afinidade entre o O2 e a hemoglobina é também regulado por fosfatos orgânicos, tais como o 2,3-bifosfoglicerato, o que resulta numa menor afinidade para o O2.


Determinação da hemoglobina
A determinação da concentração de hemoglobina é um teste relativamente exacto e valioso. O seu valor é usado em conjunto com o de hematócrito (percentagem ocupada pelos glóbulos vermelhos no volume total de sangue) e com o número de reticulócitos (glóbulos vermelhos imaturos), no diagnóstico de anemias e no estudo da sua evolução no decorrer do seu tratamento.

Anemia
Anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência. Os valores normais para a concentração de hemoglobina sanguínea são de 13-17g/dL para os homens, 12-15 g/dL para as mulheres.
Qualquer condição passível de comprometer a produção ou de aumentar a taxa de destruição ou de perda dos glóbulos vermelhos pode resultar em anemia, se a medula óssea não conseguir compensar a perda dos glóbulos vermelhos, ou mesmo um aumento das necessidades de ferro, como ocorre em crianças durante períodos de crescimento acelerado ou em mulheres durante a gestação e amamentação.
A hemoglobina tem a função vital de transportar o oxigénio dos pulmões aos tecidos. Na anemia, devido à diminuição dos glóbulos vermelhos, a quantidade de oxigénio distribuída aos tecidos é insuficiente, impedindo o funcionamento normal destes órgãos. Palidez, cansaço, fraqueza, tontura e falta de ar são alguns dos sintomas mais comuns da anemia.

Valores de Referência

Homem Mulher
< 1,1 mg/dl < 0,9 mg/dl
» voltar atrás
CALENDÁRIO DE SERVIÇO
PUBLICIDADE

FlashControl

Please specify the MovieUrl property for the location (URL) of the movie to display.

PARCEIROS

FlashControl

Please specify the MovieUrl property for the location (URL) of the movie to display.

PUBLICIDADE

FlashControl

Please specify the MovieUrl property for the location (URL) of the movie to display.

home | adicionar aos favoritos | sugerir este site | mapa do site | desenvolvido por arkis