Fundada em 1780
Farmácia Laboratório Ortopedia Perfumaria Museu
SERVIÇOS » DETERMINAÇÃO HEMOGLOBINA
» voltar atrás
A hemoglobina é uma metaloproteína que contém ferro. Encontra-se presente nos glóbulos vermelhos (eritrócitos) e permite o transporte de oxigénio pelo sistema circulatório.



A hemoglobina é um tetrâmero constituído por duas cadeias α (141 aminoácidos) e duas cadeias β (146 aminoácidos), encontrando-se ligado a cada uma das cadeias, um grupo heme. Este grupo heme é constituído por uma parte orgânica (protoporfirina) e por um átomo de ferro. O átomo de ferro pode estar no estado de oxidação ferroso (+2) ou férrico (+3), mas somente o ferro +2 se pode ligar ao oxigénio.
A hemoglobina transporta H+ e CO2, para além do O2. É uma proteína alostérica, pois a ligação e a libertação do O2 é regulada por mudanças na sua estrutura provocadas pela própria ligação do O2 ao grupo heme. Este efeito é expresso de três maneiras:

1. O O2 liga-se cooperativamente à hemoglobina, ou seja, a ligação de uma molécula de O2 à hemoglobina promove a ligação de mais à mesma molécula de hemoglobina.
2. A afinidade da hemoglobina para o O2 depende do pH e do CO2. Tanto o H+ como o CO2 promovem a libertação do O2 ligado. Reciprocamente o O2 promove a libertação de H+ e CO2.
3. A afinidade entre o O2 e a hemoglobina é também regulado por fosfatos orgânicos, tais como o 2,3-bifosfoglicerato, o que resulta numa menor afinidade para o O2.


Determinação da hemoglobina
A determinação da concentração de hemoglobina é um teste relativamente exacto e valioso. O seu valor é usado em conjunto com o de hematócrito (percentagem ocupada pelos glóbulos vermelhos no volume total de sangue) e com o número de reticulócitos (glóbulos vermelhos imaturos), no diagnóstico de anemias e no estudo da sua evolução no decorrer do seu tratamento.

Anemia
Anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência. Os valores normais para a concentração de hemoglobina sanguínea são de 13-17g/dL para os homens, 12-15 g/dL para as mulheres.
Qualquer condição passível de comprometer a produção ou de aumentar a taxa de destruição ou de perda dos glóbulos vermelhos pode resultar em anemia, se a medula óssea não conseguir compensar a perda dos glóbulos vermelhos, ou mesmo um aumento das necessidades de ferro, como ocorre em crianças durante períodos de crescimento acelerado ou em mulheres durante a gestação e amamentação.
A hemoglobina tem a função vital de transportar o oxigénio dos pulmões aos tecidos. Na anemia, devido à diminuição dos glóbulos vermelhos, a quantidade de oxigénio distribuída aos tecidos é insuficiente, impedindo o funcionamento normal destes órgãos. Palidez, cansaço, fraqueza, tontura e falta de ar são alguns dos sintomas mais comuns da anemia.

Valores de Referência

Homem Mulher
< 1,1 mg/dl < 0,9 mg/dl
» voltar atrás
CALENDÁRIO DE SERVIÇO
PUBLICIDADE
PARCEIROS
PUBLICIDADE
home | adicionar aos favoritos | sugerir este site | mapa do site | desenvolvido por arkis